Reunião 28-06-2021
Reunião 28-06-2021 com Admnistração
Decorreu no dia 28-06-2021 mais uma reunião entre a ADMINISTRAÇÃO CTT e os órgãos sociais da ANCEC.
A mesma decorreu via TEAMS, entre as 10h e as 11h10, face aos constrangimentos que a situação atual ainda coloca.
Estiveram presentes o Sr. Administrador -Dr. António Pedro Silva e a Sra Diretora Pessoas e Cultura – Dra Marisa Garrido.
Em representação da ANCEC estiveram presentes os GLJ – Carla Moura, Manuel Lima Dias e Edgar Rodrigues.
Os pontos da Ordem de Trabalhos a serem debatidos foram:
- RH;
- Sistema Informático;
- Diversos.
- RH:
A este nível, foram levantadas as preocupações crescentes que nos têm chegado, bem como temos sentido, com as deslocações a existirem entre lojas, com impacto na dotação das lojas, a ficar muito abaixo do que é expectável, bem como a ser identificado que existem deslocações com kms e tempo /duração que têm vindo a aumentar com o inicio do plano de férias, indiciando dificuldades acrescidas e implicando que o GLJ tenha muitas vezes que realizar atendimento e veja o seu planeamento e controlo/gestão da loja ficar em causa, assim como as quebras de dinâmicas existentes.
Obtivemos como resposta a necessidade de análise aos abonos kms e custos associados com as deslocações para suportar eventuais necessidades de contratação se assim tal seja visível, bem como aplicação de medidas alternativas.
Foi ainda ressalvado o facto de que existem atualmente GLJ, que de forma solidária procuram apoiar outras lojas no período de almoço, pela dificuldade de não existir alternativa, implicando riscos associados.
Aqui foi referido que esta prática pressupõe um ato de gestão que deve ser alterado, pois é considerado que tal não deva acontecer.
Foi por último levantado o tema da gestão de horários (alargamento 17h30-18h) e se existiriam informações que pudessem suportar essa manutenção.
A este propósito, foi referido que é um tema que deve merecer o necessário acompanhamento para futuro, dado que somos uma empresa prestadora de serviços, de lógica de Retalho e essencialmente, o tema central são os clientes e a disponibilidade a estes dos serviços que podemos dispor.
Existe a preocupação para com a harmonização e uniformização dos horários aos clientes, tendo por base, inclusive, mitigar “confusões” nos clientes, até alavancando os períodos de horário de almoço (eventuais fechos e respeitando as “praças” que o comportem) e orientando assim de forma mais homogénea a disponibilização aos clientes, desde que salvaguardados a resolução de disponibilidade de alguns serviços na fonte, como exemplo, os Avisados – pressupondo alternativas viáveis e funcionais como é o SIGA, PCTT, Lockers e PUDO’s.
- Sistema Informático:
Foram partilhadas as preocupações com o facto de continuarmos a ter como necessidade os “shutdowns” ás 2as feiras nas lojas para repor funcionalidade do sistema, bem como as partilhas de periféricos (recibadoras) ainda impactarem na prestação de serviços, dado que ficam imediatamente 2 nós bloqueados no atendimento ao cliente.
O facto de as chamadas telefónicas para o Helpdesk serem desligadas, bem como a demora de 3 a 4 dias para efetuarem cópia de imagem em pc’s (BancoCTT) foram também dificuldades elencadas.
Por outro lado, demos nota positiva da capacidade de resposta da plataforma CTTExpresso, pelo facto de estar a funcionar muito bem e sem questões a apontar, sendo certo que precisamos de alavancar as vendas J.
Ao nível do BancoCTT, demos ainda nota das enormes e crescentes dificuldades com o facto de o Essence e consequentemente os cartões ficarem off-line recorrentemente e com incidência muito elevada neste 2T e a solução da disponibilização do saldo ao dia D-1 (até 500€) não ser expedita, bem como as incidências de chip danificado dos cartões BCTT estarem a originar “reclamações verbais” e muita exigência nas lojas.
Ao nível do NAVE a informação obtida vai no sentido de irmos tentando mitigar os problemas que o sistema nos gera, sendo que está previsto para 2022 um investimento a este nível com nova plataforma.
Quanto ás questões BancoCTT, o Administrador ficou de levar os temas para reunião e análise.
- Diversos:
Elencado o impacto que se sente nas lojas com o encaminhamento pela linha de apoio dos clientes para apresentarem reclamação em loja, que será abordado pelo Administrador em reunião direcionada ao tema.
Sobre o WorkForceManagement (plataforma de gestão de horários), foi dado nota de que se regista a evolução para horários fixos á semana, sendo certo que são necessários dados e timings mais alargados que permitam analisar com a confiança necessária se de facto é uma aposta que faça sentido naquele que é o principal pressuposto – apoiar e ajudar a servir melhor os clientes e também ser algo de positivo para os colaboradores da empresa.
Fechou-se com o tema “Carreira”, onde foi registado com agrado o foco que também o CEO – Prof. João Bento deu ao tema, compilado em 5 carreiras (2 delas foram associadas pelo Presidente), e onde foi referido que o tema está já com base de trabalho e que agora faltará executar, com sinais claros e práticos a saírem via comunicação da empresa até final deste ano, o que nos deve orgulhar, dado ser um tema que há muito queremos ver resolvido.
Ficou marcada nova reunião, para Setembro, sendo que até lá, todos os contributos são fundamentais na defesa da função.