Reunião 27-11-2017
A ANCEC reuniu dia 27-11-2017 com o Administrador Dr. Pedro Silva, Dr. Alexandre Guia e a Drª. Helena Minhava, Coordenador da direção Sul, com a seguinte ordem de trabalhos:
- Carreira profissional de GL
- Recursos humanos
- Apoio técnico/equipamentos
- Diversos
O Dr. Pedro Silva iniciou a reunião com esclarecimento sobre as noticias que têm vindo a público sobre os CTT:
-Queda do tráfego postal
-Acordos de rescisão do contrato de trabalho
-Penalização aplicada pela ANACOM
- Fecho de Lojas/gestão a terceiros
Apesar da queda de tráfego, a empresa está bem orientada e focada nas duas alavancas de crescimento, Banco e Expresso. No Banco prevê-se que o break-even aconteça em 2019, no Expresso conta-se com o crescimento da operação em Espanha prevendo-se pela primeira vez um EBITDA positivo.
Estão em curso acordos de rescisão de contratos de trabalhadores com cerca de 300 trabalhadores, já identificados sem necessidade de substituição. As propostas apresentadas estão acima do que a lei obriga.
Pela primeira vez a ANACOM avaliou a empresa item a item sendo que as avaliações anteriores eram efetuadas de uma forma global. Desta forma apesar do resultado global final ser positivo, foi-nos aplicado uma multa por causa da avaliação de um item (distribuição de correio superior 15 dias).
Quanto ao fecho de Lojas/gestão de terceiros remeteu esclarecimentos para meados de Dezembro.
Após este breve esclarecimento deu-se início à agenda da reunião salientando que esta ordem de trabalhos é idêntica á anterior pois não existiu qualquer resolução às preocupações anteriormente apresentadas.
Na carreira de GL, está a decorrer um programa de desenvolvimento pessoal denominado “Programa de Talentos” diferenciando assim os GL´s, aumentar a responsabilidade na gestão e retirar o GL da dotação da Loja. O Dr. Pedro Silva afirmou querer avançar com a carreira de GL até ao final do mandato.
Nos recursos humanos, foi-nos dito que irão surgir novidades em Dezembro e que está a decorrer o projeto piloto Kaisen , em quatro Lojas, para ser alargado ás restantes, esse projeto tem como objetivo a otimização de processos em quatro áreas; avisados, gestão de stocks, atendimento e tesouraria.
As dificuldades de hardware passam pela falta de orçamento para reparação e compra de novos equipamentos. No software , em especial os problemas do cttexpresso, estão a ser resolvidos através de uma equipa de informáticos que está a supervisionar as Lojas atuando de imediato.
No tema diversos foi referida a dificuldade com as reclamações que têm vindo a aumentar dos CDP´s. A falta de qualidade começa a ser percebida pela gestão percebendo a necessidade da interligação com as OP´s, e dos reflexos de decisões unilaterais que se repercutem na organização em geral.